terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Ensaio sobre a Pequenez

É incrível como ainda há pessoas a destilar ódio e que ainda encontram em si, capacidade para criticar o trabalho absolutamente excepcional que tem sido feito.

Vejamos os factos: A população do Curral das Freiras fica isolada várias vezes por ano, mas isso deve-se apenas e só à orografia do terreno. Nos últimos anos têm sido feito obras de melhoramento nas estradas e túneis de acesso, que têm diminuido cada vez mais o isolamento desta população. No Domingo a meio da tarde, e tendo em conta a total devastação que se verificava, os meios de ajuda, conseguiram atingir as populações, onde, felizmente não verificou o pior cenário.

No centro do Funchal, e como se verificou no Domingo, quanto mais gente pior. Especular que ter pessoas no centro da cidade a ajudar nas operações de limpeza faria com que estes trabalhos decorressem mais facilmente é pura demagogia. Só quem não viu a excursão dos odiáveis curiosos no Domingo de manhã, é que pode especular sobre tal situação.

É preciso ter-se a humildade de reconhecer que os meios deram uma resposta imediata e eficaz. Podia ter sido melhor? Podia. Mas podia ter sido muito pior!

Tenham vergonha, agradeçam a ajuda que nos tem sido dada e agradeçam o esforço conjunto de todos os que têm estado sem parar no terreno desde a hora da tragédia. Somos grandes, não nos percamos com a pequenez!!