quarta-feira, 2 de junho de 2010

The Masterplan

Podem-me chamar de idiota, mas...eis o que eu penso das mais recentes notícias da PT (e não, não falo do caso TVI).

- Zeinal Bava e Henrique Granadeiro convocam uma AG de accionistas (mais tarde vão usar a AG como justificação para lavarem as mãos...)

- A AG - claramente com mais olhos que barriga - vai aprovar a venda da Vivo, aceitando a oferta revista da Telefónica

- A PT vende a participação na Vivo, perde uma operação que vale cerca de 50% do seu "revenue"

- Após a venda da Vivo e caso a PT não encontre rapidamente um mercado para investir que apresente um potencial idêntico ao do mercado móvel brasileiro (extremamente difícil no actual clima económico global) as acções da PT vão cair em bolsa

- Com a queda e consequente desvalorização da PT, a empresa fica exposta a uma OPA hostil

- Já a esfregar as mãos de contente está Belmiro de Azevedo, o Português mais interessado em ver a PT falhar redondamente, mais não seja por pura vingança

- Com tudo a correr de acordo com o planeado (e a Sonae valorizava já mais de 8% em bolsa hoje) Belmiro de Azevedo compra a PT a preço de saldo, descapitaliza a empresa para financiar a dívida que a Sonae terá de contrair para pagar a operação dividindo-a em pequenos bocadinhos e vendendo a quem oferecer mais

Eu sei que só percebo de circuitos e volumes de tráfego, no entanto interesso-me pelo meu sector de actividade e para quem ainda não se apercebeu, bem ou mal a PT ainda é das maiores empresas deste país com enorme reputação no estrangeiro e recentemente considerada uma das melhores 10 empresas de telecomunicações da Europa (o que contextualizando, não é muito difícil...). Por muito que não se goste, ver desaparecer um grande grupo como a PT pode ser o golpe de misericórdia que a nossa economia não precisa.

Isto pode andar muito longe da verdade, ser uma teoria de conspiração. Pelo sim pelo não, prefiro deixar isto escrito...não vá eu ter razão.

Nenhum comentário: