sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Where has all the music gone?

Anos 60 - Os hippies, peace and love, Woodstock. Tivemos os míticos The Doors de Jim Morrison, a inconfundível voz de Janis Joplin, The King Elvis Presley, os Beach Boys ou as lendas Ray Charles ou Bob Dylan e aquela que será provavelmente a maior banda de todos os tempos, quer se goste quer não: The Beatles. Nesta década começam a aparecer também nomes como Rolling Stones ou The Who e surge, também, a marcante harmonia vocal de Simon and Garfunkel.

Anos 70 - Os incontornáveis Pink Floyd, os lendários Led Zeppelin, os AC/DC, os fantásticos Dire Straits do génio Mark Knopfler, os discutíveis mas enormes ABBA e os Queen do imortal Freddy Mercury. Haveriam ainda muitos mais nomes a acrescentar a esta lista como os Kiss, ou os The Clash do brilhante "London Calling", os Sex Pistols, ou o grande Bob Marley.
A década de 70 foi aliás das mais profícuas em termos musicais! Pessoalmente, é a minha favorita!

Anos 80 - A década maldita. Bad hair, worst fashion! Mas até daqui se consegue tirar uma mão cheia de grandes nomes da música. Vejamos...U2, Bon Jovi (outro nome discutível mas incontornável), os Guns'n'Roses de Axl Rose e Slash, os Red Hot Cilli Peppers, Aerosmith ou INXS e até Madonna...Não foi das minhas décadas favoritas, mas tenho de concordar que houve muita boa musica que apareceu nesta década que serviu também para confirmar algumas grandes bandas que haviam surgido na última metade da década de 70...

Anos 90 - É a "minha" década. Apesar de ser hábito dizer que gostaria que a minha década tivesse sido a de 70 a verdade é que cresci nos anos 90. Nomes como Nirvana, Metallica, Pearl Jam, Greenday, Bush, Oasis (personal favourite), Smashing Pumpkins, Foo Fighters, *take a breath*, Prodigy, Placebo, The Cardigans...etc. etc. etc. Há tantos que este post é por si só uma injustiça por todas as bandas e interpretes que deixa de fora...

Anos 00 - Coldplay, The Killers, Franz Ferdinand, Scissor Sisters, Ben Harper, Amy Winehouse, Jack Johnson, Muse...entre alguns. Não muitos - alguns só.

Reparem nos nomes do inicio e comparem com estes mais cá em baixo...

Hoje?

Rihanna? Justin Bieber (which by the way I have never heard)? Lady Gaga?

Antes compunha-se musica. Inventavam-se novas maneiras de combinar notas. Hoje usam-se "samples", roubam-se letras a poemas ou fazem-se covers. Hoje em dia ou temos paciência para ir procurar boa música, ou temos de ouvir aquilo que nos é dado. Música também é conhecimento, também é cultura, é arma e é escudo. A Música pede-se boa e cada vez melhor. Eu não acho que isso esteja a acontecer...Do you?

Muita gente tem algum receio em dizê-lo, mas eu não tenho: Where has all the music gone?

Nenhum comentário: