quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A moment of Geek

Olás, olés, as Festas foram boas? Sim!? Ainda bem.

Faz tempo (como diz o brasileiro) que não posto nada. Ora, acontece que começo a escrever um post, chego a meio...e pummm. Fecho a janela. Não sei se é por não gostar do que leio, se é por pensar que não escrevo nada digno de ser lido. Either way, achei por bem interromper o meu silêncio com um momento geek.

Há uns meses, quando a minha (brilhante) cabecinha pensante trabalhava em pormenores para um projecto de negócio, tomei contacto com um sistema operativo alternativo, do qual já tinha ouvido falar muito (e bem): o Linux.

Para muita e boa gente, este nome soa a dores de cabeça, incompatibilidades, etc. e afins. Eu já tinha usado Linux durante algum tempo num projecto da escola, há cerca de 10 anos (jesus .. has it been that long?) pelo que decidi experimentar um versão recente, com ambiente gráfico (sim porque naquela altura só tínhamos linha de comandos ou terminal como o queiram chamar)...primeiro, a medo experimentei num PC lá de casa a correr em simultâneo com o Windows e até gostei, ontem decidi instalar de raiz num portátil velhinho que lá temos e...bem, estou mesmo maravilhado!

O sistema é Ubuntu Linux 10.10, é completamente free (sim, não é preciso piratear nada), vem com um conjunto de aplicações muito interessantes e tem um brilhante centro de software que nos permite adicionar aplicações para todo e qualquer propósito - mais uma vez, totalmente free.


Isto tudo para vos dizer que graças ao Linux consegui reduzir para cerca de metade o hipotético custo inicial de um projecto de negócio. Sendo que este valor se destinaria apenas e só à aquisição de Software e respectivas licenças à Microsoft. Imaginem se todas as grandes empresas, institutos públicos, empresas do estado e afins optassem por deixar de enriquecer o Bill Gates e passassem a usar sistemas operativos À BORLA?

Por cada PC com Windows, há um custo associado de uma licença de sistema operativo, provavelmente uma licença de Office, muito provavelmente uma licença de terminal remoto e por último uma licença de domínio. Tudo isto é pago e tudo somado pode andar à volta dos 300€ a 700€ por PC, seja novo ou velho.

Hmmm...kind of makes you wonder, hey?

Nenhum comentário: